Table Of Contents Shonen JUMP


Uma breve explicação de como funciona a Table Of Contents da Shonen JUMP:


Lá no Japão o Leitor compra a revista e dentro dela vem algo como um postal para votar nas três melhores histórias de cada edição. A primeira ganha mais pontos e assim sucessivamente até a terceira escolhida pelo tal leitor. Depois os votos são contabilizados pela Shueisha.



Mas porque é tão importante essa tal de TOC e os votos? Primeiro, antes de tudo: define os rumos de um mangá. Obviamente aquelas que são menos votadas são as próximas na lista de corte da revista pela editora. O pessoal que acompanha só o Big 3 (O Big 3, como devem supor, é o trio maravilha, o de maior sucesso da Jump em publicação, os três pilares da revista atualmente: Naruto, Bleach e One Piece. Os mesmos normalmente se encontram nas três primeiras posições do ranking, ou seja, sem contar o mangá que figura a capa que sempre ganha a primeira posição), ou então séries já terminadas e/ou de sucesso em geral, não devem saber o quão ruim é ver um mangá que você gosta de ler ser cancelado sem piedade pela revista.
Eu sou meio “alternativo” como o Thiago já comentou aqui uma vez, vou procurar lançamentos, mangás que tenham começado a pouco tempo, e existe muita coisa por aí que muita gente nem chega a conhecer, mas que é realmente promissor e acaba esbarrando neste problema de popularidade. São poucos os mangás com temáticas chamadas não-mainstream (como mainstream considere mangás clássicos shonen como DragonBall, Naruto, OP, Bleach, etc…) como Death Note que conseguem realmente se superar neste quesito popularidade. Apesar de que de uns tempos pra cá isso vem acontecendo mais intensamente, em minha opinião graças ao desbravador de caminhos desta era: Death Note.
A posição na ToC influencia diretamente a ordem de aparição do mangá na revista. Exemplo: Na maioria das vezes (salvo edições em que estejam ausentes) One Piece vem logo após a série de capa, e Naruto logo depois. Mas a maioria dos mangás que estão tão assim na frente não tem problemas com popularidade e esta coisa toda, não? A coisa começa a esquentar conforme vamos descendo as posições e as obras começam a se distanciar do início da revista, mais difícil é conquistar leitores, pessoas que votem em você, e acompanhem sua história, fadando o mangaká a ser eventualmente cancelado, caindo para as posições mais baixas.
Outro bom exemplo de como as ToC influenciam os rumos de um mangá é nos que ocupam posições medianas, ou até mesmo, chegam às vezes a ocupar posições lá no alto. Um bom exemplo disso é Reborn. Claramente quando Hibari faz alguma luta, ou tem alguma participação mais expressiva no capítulo, KHR sobe consideravelmente entre as posições. E, como disse acima, o que isso significa? Atrair novos leitores e fãs. É algo lógico, quando você abre uma revista você está muito mais empolgado no início do que quando chega no meio da mesma, por isso uma estratégia usada por muitas revistas “grandes” seja colocar a matéria de capa normalmente lá no meio da coisa toda, para pelo menos fazer o leitor folhear a primeira parte da revista. Comigo é assim que acontece pelo menos.
Mas a Shonen Jump não perdoa. Os populares abrem a revista, os menos estão lá no final lutando para fazer algo que chame a atenção de leitores. Existem muitos leitores da Jump que a adquirem somente para ler séries pré-determinadas que já acompanhem, não são muitos que conferem a revista toda. O ranking também é um bom termômetro para saber quais estréias na revistas estão despontando como sucessos.
Mas a ToC define totalmente se uma série vai ser cancelada ou não? Não. Algo que influencia bastante também na permanência ou não de uma série na revista é a venda de seus volumes encadernados (os chamados tankobons), e os produtos em geral da série. Existem algumas séries que possuem bastantes leitores que acompanham somente pelos volumes e não compram a revista assiduamente.
Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
Fonte de informações: www.portallos.com.br -